top of page

TOP 5 livros infantis que toda a gente devia ler

Ler é um dos maiores prazeres que se pode ter na vida! Os livros permitem-nos sonhar, viajar no tempo e no espaço, viver a vida de outra pessoa, conhecer mundos paralelos, …. O que eu mais gosto num livro é de uma boa história (ainda que não seja muito credível), por isso, como podem imaginar, ADORO livros infantis! Para além de nos levarem em aventuras fantásticas, conseguem ter imenso conteúdo e são uma ótima maneira de ganhar ou recuperar o hábito da leitura.


Neste post vais encontrar cinco livros infantis que considero que toda a gente devia ler. Apesar de todos serem bastante fantasiosos, têm muito conteúdo. Espero que gostem!






O Pricipezinho


“O Principezinho” é o meu livro favorito! Já o li imensas vezes e, sempre que o leio outra vez, tenho a sensação de estar a ler um livro diferente. Também é um ótimo livro para se ler quando se perdeu o hábito da leitura, porque se lê super rápido.






O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá


Este romance infanto-juvenil de Jorge Amado, para além de fazer uma crítica social muito forte, representa, de uma forma muito crua, o amor que ambos sentem um pelo outro, como é tão diferente e ao mesmo tempo tão forte. A própria história por detrás do livro é muito bonita. Jorge Amado escreveu-o como prenda para o filho no seu primeiro aniversário, quando vivia com a mulher em Paris. No entanto, o livro só foi publicado 30 anos depois.






Alice no País das Maravilhas


Quando falo da história da Alice no País das Maravilhas, refiro-me aos dois volumes, “Alice no País da Maravilhas” e “Alice do outro lado do espelho”. Ambos retratam o mundo em que vivemos, de uma forma um pouco surreal e caótica, e estão cheios de lições e constatações de factos e realidades, destas super óbvias, mas que todos aprendemos da pior maneira.










A Fada Oriana


“A fada Oriana”, como qualquer outro livro infantil de Sophia de Mello Breyner Anderson, é completamente mágico. Não sei se é por imaginar sempre as cenas no jardim botânico do Porto, onde viveu e onde brinquei tantas vezes, mas fico sempre com a sensação de “E se fosse verdade?”.






Peter Pan


Deixei este livro para último do TOP, porque não considero que seja um livro para crianças. Eu li-o em inglês e fiquei com a sensação de que tanto a linguagem, como os assuntos abordados e conclusões retiradas são para adultos.






Como estes cinco livros, há muitos, é uma questão de procurarem. Se não souberem onde procurar, o plano nacional de leitura tem sempre boas sugestões para todas as idades.



E tu? Quais são os teus livros infantis favoritos?


Follow Us!

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest
bottom of page